EXERCÍCIO PARA TOMAR O SUCESSO EM SUA VIDA

Cada um tem os pais certos para si. Este é um dos preceitos básicos da Constelação Familiar. Quem não aceita seus pais, também não aceita a si mesmo. Cinquenta por cento do que recebemos de herança genética vem do nosso pai, e, os outros cinquenta por cento, da nossa mãe. Se eu digo, penso ou sinto “Odeio meu pai”, também odeio a cinquenta por cento de mim, pois derivo dele… ou, “Queria que meus pais fossem diferentes”, assim também eu queria ser diferente do que sou e essa auto rejeição, me impede de usufruir o melhor da vida e de estar em paz comigo. Dessa maneira, crio mais ódio e rejeição em minha vida. Só quando estamos em paz no coração com os pais que recebemos, podemos tomar o sucesso em nossa vida. Nem sempre isso é fácil pois nossos pais, embora perfeitos para nós, também tem suas imperfeições e limitações. Queríamos os pais ideais, porém, isso é um ideal utópico e irreal. Quando, enfim, aceitamos que nossos pais também podem errar e serem como são, nos libertamos para nossa vida. Por mais difícil que tenha sido a relação com eles, ou talvez um deles tenha sido ausente, certamente isso nos trouxe algo de bom. Assim, nos curvando a eles como são, devolvemos suas dores e limitações e ficamos apenas com os aprendizados resultantes de todos os conflitos e dificuldades que tenhamos passado juntos. Que nada disso tenha sido em vão! Isso requer abrir mão das reivindicações de criança direcionadas aos nossos pais, que passaram a nós aquilo que tinham; o que receberam dos que vieram antes deles, de maneira inconsciente. Reconciliar com nosso passado, nos liberta para o futuro. Fazer as pazes e tomar os pais no coração, nos liberta para o sucesso. Bert Hellinger diz: “A pessoa não consegue tomar o que recebeu por fazer exigências, que é uma forma de rejeitar os pais. Quando alguém quer impor aos pais a maneira com devem ser ou o que deveriam fazer por ele, impede a si mesmo de tomar o que é essencial.”

 

Trago a seguir um exercício simples trazido por Bert Hellinger (Retirado do livro “No centro sentimos leveza”, Ed. Cultrix) que pode ajudar você a tomar seus pais em seu coração e fazer as pazes com sua vida.

Para fazê-lo, imagine seus pais à sua frente, ouvindo você. Respire profundamente por quatro vezes. Ao inspirar, inspire também a PAZ para dentro de você e, ao expirar, exale AMOR para o mundo à partir do seu centro. Quando se sentir preparado, repita assim:

 

AGRADECIMENTO AO DESPERTAR DA VIDA

 

 

“Querida mamãe,

Eu recebo a vida de você,

Tudo, a totalidade,

Com tudo o que ela envolve,

Pelo preço total que custou a você

E que custa a mim.

Vou fazer algo dela, para a sua alegria.

Que não tenha sido em vão!

 

Eu a mantenho e honro

E a transmitirei, se me for permitido,

Como você fez.

 

Eu tomo você como minha mãe

E você pode ter-me como seu(sua) filho(a).

 

Você é a mãe certa para mim

E eu o(a) filho(a) certo(a) para você.

 

Você é a grande, eu sou o(a) pequeno(a)

Você dá, eu recebo – querida mamãe.

 

E me alegro porque você aceitou meu pai.

Vocês dois são os certos para mim.

Só vocês!”

 

“Querido papai,

Eu recebo a vida também de você,

Tudo, a totalidade,

Com tudo o que ela envolve,

e pelo preço total que custou a você

e que custa a mim.

Vou fazer algo dela, para a sua alegria.

Que não tenha sido em vão!

 

Eu a mantenho e honro

E a transmitirei, se me for permitido,

Como você fez.

 

Eu tomo você como meu pai

E você pode ter-me como seu(sua) filho(a).

 

Você é o pai certo para mim

E eu o(a) filho(a) certo(a) para você.

 

Você é o grande, eu sou o(a) pequeno(a)

Você dá, eu recebo – querido papai.

 

E me alegro porque você aceitou minha mãe.

Vocês dois são os certos para mim.

Só vocês!”

 “Quem consegue realizar esse ato fica em paz consigo mesmo, sente-se certo e inteiro.“ Bert Hellinger

 

Experimente curvar sua cabeça, ou até mesmo se ajoelhar diante dessa imagem de seus pais. A postura física de reverência é bastante curativa. Basta imaginar seus pais à sua frente e curvar-se a eles. Essa meditação irá aos poucos, curando sua vida!

Você pode repetir esse exercício diariamente e, à medida em que vai exercitando essa postura interna de gratidão aos pais, o sucesso vai se abrindo para você na mesma proporção.

Desejo que você possa tomar e agradecer seus pais pela vida que transmitiram a você e tomá-los em seu coração completamente!

Saiba mais sobre Constelação Familiar clicando aqui.

 

Roberta Dias de Oliveira

Terapeuta em Constelações Sistêmicas, Mestre em Reiki, conduz Constelações em grupo, ministra Cursos de Formação em Constelações Sistêmicas e atua com técnicas de liberação psico-energética como EFT, PNL, Hipnose e Auriculoterapia Quântica.

contato@terapiacomroberta.com.br

41 99934-9711 (Whatsapp)

 

Comentários